A pergunta é: O que te faz assistir TV?
Na verdade essa pergunta se aplica exclusivamente a TV aberta.
Eu desisti de ver televisão já vai completar uns 5 anos.
E não sinto falta. A internet está aí (e ela, ainda bem, não se resume a orkut e "msn") cheia de opção, interatividade, conhecimento, discussões... É um mundo de informação boa (e ruim também, claro) que está disponível a cliques de distância.
O problema é que não podemos controlar o que aparece na TV aberta, ou melhor, não podemos escolher o que queremos ver. Simplesmente é tudo empurrado goela abaixo. E isso tem a ver com muita coisa, desde música a costumes, o que inclui moda, modo de falar (os clássicos jargões) e ideiais.
E é um "descompromisso" com quem assiste. É tudo simplesmente para fazer dinheiro. Tudo bem, estamos inseridos num meio capitalista, mas isso não significa que devamos ser explorados de uma forma tão xula.
O maior exemplo disso é o tal BBB, que, por ser um "ótimo" programa, já vai em sua 10ª edição.
São 10 anos produzindo um conteúdo (se é que podemos chamar aquilo de conteúdo) inútil, que vai sendo absorvido por uma série de pessoas desocupadas, que poderiam estar absorvendo cultura, conhecimento e qualquer outra coisa útil.
Sem contar no apelo sexual. Ah, esse reina na TV brasileira. E o povo acha bom, pelo jeito. tem gente que ganha menos de um salário trabalhando pesado o dia todo, e outras que exibem a bunda na TV e ganham milhões.
É revoltante.
---> #antibbb #incentiveacultura
♫ Ouvindo: Mo' Horizons - My Bombombomb (Radio Edit) [3:46]
Eu já gostava bastante desse som, que é de 2007, do álbum "Sunshine Today". A al "Radio Edit" veio com uma surpresinha: Tem vocais. E deixou a música maravilhosa.
3 comentários:
Eu assisto TV porque é divertida. A diferença pra mim entre a TV aberta e a fechada é a quantidade de diversão. Fazendo um comparativo entre as duas, você quer dizer que, por exemplo, South Park tem mais "cultura" que o BBB? Pra mim ambos são inúteis (apesar de achar South Park mais divertido que o BBB as vezes). Cultura geralmente é sinônimo de educação, coisa que não é o objetivo da televisão.
Aí que tá, Roger.
Um veículo de comunicação como a TV, no BRasil, deveria explorar outro tipo de conteúdo.
Nós somos uns dos países que passam mais tempo em frente a TV, e absorvemos muita coisa que acontece lá... Moda, cultura, costumes.
Eu só acho que, por uma consciência melhor, a TV aberta deveria entrar com um apelo diferente, menos sexual, menos vazio.
É claro que isso é completamente pessoal.
Eu não assisto TV não porque quero pagar de pseudo-intelectual que critica o que há no mainstream nacional, mas porque eu não consigo engolir o que passa por lá.
:D
Postar um comentário